imagem com o texto:Como ser candidato a vereador

Como ser candidato a vereador

A cada quatro anos acontecem eleições para o cargo de vereador no Brasil e as dúvidas sobre as funções, responsabilidades, atribuições e rotinas desses políticos aparecem no período que antecede o ano eleitoral. Preocupados com o planejamento de suas campanhas políticas paras as eleições de 2020, os então pré-candidatos já estão realizando pesquisas e buscas sobre tudo que possa envolver sua candidatura ao cargo de vereador.

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer os pré-requisitos necessários para a investidura no cargo, ou seja, o que a lei exige para que um cidadão possa concorrer à vereança.

O que é preciso para ser um candidato a vereador nas eleições de 2020

Até a presente data, são pré-requisitos para candidatos ao posto de vereador:

Vereadores precisam possuir nacionalidade brasileira

Para concorrer ao cargo de vereador é preciso ter nacionalidade brasileira, o que significa que brasileiros natos (nascidos no Brasil ou filhos de brasileiro) e naturalizados (estrangeiros que adquiriram a nacionalidade brasileira) podem participar do pleito.

Domicílio eleitoral na cidade em que irá concorrer ao cargo de vereador

É preciso que o candidato vote na cidade em que pretende concorrer ao cargo de vereador. Caso seu domicílio eleitoral seja em outra cidade, ele pode fazer a mudança faltando até 6 meses para as eleições.

Pleno exercício dos direitos políticos

O candidato deve estar em dia com a justiça eleitoral, ter participado dos processos eleitorais ou plebiscitos ou ter tomado as medidas necessárias para a regularização da situação junto aos órgãos competentes.

Para o cargo de vereador é necessário que o candidatos seja maior de idade

Na data da posse, é preciso que o candidato já tenha atingido a maioridade, mesmo que durante a campanha não o tivesse.

Ser alfabetizado imagem de um livro para ilustrar a escolaridade necessária para candidatos ao cargo de vereador

Não existe um grau mínimo de nível de instrução ou exigência de escolaridade, porém, é preciso demonstrar aptidão para leitura e escrita.

Quitação de reservista

Em caso de candidatos do sexo masculino, é exigida a apresentação do certificado de reservista.

Apresentação de certidões e documentos

O Tribunal Superior Eleitoral tem uma lista de documentos e certidões obrigatórios para o registro de candidatura, dentre eles estão a declaração de bens do candidato e fotografia atual.

Filiação partidária

Para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores é preciso integrar o quadro de um partido político.

Não sabe como escolher uma sigla? O consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino gravou um vídeo que pode ser esclarecedor. Confira:

Agora que você já sabe tudo o que precisa para registrar sua candidatura, que tal conferir algumas dicas de como fazer campanha para vereador gastando pouco?

lista de transmissão para vereadores professor marcelo vitorino eu vereador



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Vitorino

Professor de comunicação e marketing digital no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, sócio da Presença Online e na Vitorino e Mendonça, consultoria de marketing político. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

Posts recentes
Categorias