campanha de vereador construção discurso para vereador

Campanha de vereador: como construir o discurso ideal

Estamos pertinho das eleições 2020 e muitos candidatos a vereador ainda não tem seu discurso pronto para a campanha eleitoral. Se você é um deles, ou está de olho já em 2024, acompanhe este material e aprenda a fazer seu discurso para vereador em apenas 3 passos simples.

Mas, antes de elaborar um discurso, você sabe o que ele significa? Discurso é um texto que será dito em público, isso todo mundo sabe. Mas, existe um conceito mais amplo, que pode fazer você entender melhor como isso funciona. Este texto deve ser pautado em princípios, valores, ou seja, ideias culturais que no fim vão construir a sua imagem como político ou seja, pautarão seu campanha de vereador.

Como você já deve saber, uma imagem boa não significa uma eleição ganha, porém uma imagem ruim vai colocar tudo por água abaixo. E a construção da sua imagem começa pelo seu discurso de campanha.

Saiba como criar discursos para sua campanha de vereador em três passos!

1. Discurso para vereador: escolha bem o público-alvo

Sempre falamos aqui da importância do público-alvo para um candidato a vereador, pois uma boa campanha política deve ser direcionada exatamente a um grupo de pessoas com necessidades em comum, para que você possa ter uma pauta de soluções a propor.

Alinhado à escolha do público, seu discurso precisa deixar clara a sua posição sobre os assuntos que interessam aos eleitores. A linguagem precisa ser adequada, não dá pra ser muito formal com estudantes, da mesma forma que não se pode construir um discurso muito coloquial para se dirigir aos banqueiros.

Ataque pontos-chave dos problemas que essas pessoas enfrentam e tente, junto a elas, criar slogans de campanha e palavras de ordem que sejam fáceis para este público absorver. E agora, na era das mídias sociais, não esqueça de utilizar as hashtags nos conteúdos de sua campanha de vereador. Estude marketing digital e vai entender o poder dessas palavrinhas em negrito.

2. Discurso para vereador: selecione uma causa principal para conquistar eleitores

O segundo passo da construção de um discurso para vereador é selecionar uma causa principal para trabalhar toda a sua campanha eleitoral. Se você faz um discurso de meia hora onde aborda 20 temas distintos, a realidade é que ninguém vai se lembrar de nada do que você falou e não fixarão nada do seu discurso de vereador.

A pauta de sua campanha de vereador deve ter várias causas sim, deve apresentar possíveis soluções para vários problemas individuais do seu eleitorado. Mas os discursos devem se ater a uma causa principal, deixe as demais para os santinhos, panfletos e materiais de campanha de vereador que você vai distribuir, bem como os posts nas redes sociais.

No discurso para as eleições municipais de 2020, foque em apenas uma causa que seja a necessidade da maior parte dos eleitores e também nos slogans de campanha que deverão ser lembrados na hora de apertar o botão.

3. Discurso para vereador: verifique a coerência da narrativa

Cometer atos isolados de incoerência é algo natural do ser humano e todos nós mudamos de opinião a todo momento. Mas, com as redes sociais, a população está mais antenada e atuante na política do que antes. Por isso, hoje em dia, mais do que nunca, é preciso ser coerente na sua narrativa política.

Apesar de ser normal, o candidato a vereador não pode construir discursos que caiam em contradição. Verifique sempre com muito cuidado se seu discurso de vereador está coerente dentro dele mesmo, bem como as afirmações entre um discurso e outro.

E uma última dica que, hoje em dia, também está fazendo total diferença para ganhar uma eleição para vereador ou qualquer outro cargo público: esteja inteirado dos assuntos em alta, os mais comentados, e se posicione sempre, jamais fique em cima do muro. Porém, de forma coerente.

Gostou do conteúdo?

Confira no vídeo o consultor e professor Marcelo Vitorino mais algumas dicas para sua campanha de vereador:

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *