Uma dúvida recorrente sobre campanhas de vereador, diz respeito à necessidade de criação de novos perfis, páginas e sites para utilização nas eleições municipais de 2024.
Ou seja, se o candidato a vereador tem um site, páginas no Facebook e Instagram, perfis ativos no Twitter e no Youtube, ele deve fazer novas contas apenas para o uso eleitoral?
A resposta é não!
O candidato pode utilizar o site e seus perfis ativos sem nenhum problema. Essas informações são registradas no momento da candidatura junto à Justiça Eleitoral.
?Dentre as informações, é necessário cadastrar site, páginas, perfis em rede sociais etc.
Quando o candidato a vereador possui mais de um site
Não existe um limite de sites que podem ser cadastrados, é apenas necessário que todos os endereços sejam registrados e constem na ficha do candidato a vereador.
É recomendado até que você cadastre mais de um site para que, caso ocorra um problema ou alguém tente prejudicar a candidatura, já exista um outro endereço na base da Justiça Eleitoral.
Uma dica importante:
Com a oportunidade de cadastrar mais de um site, você pode inscrever diversas variações de URLs que seu candidato poderia ter, mesmo que não as utilize.
Por que? Não apenas ao fato de que você protegerá seu domínio caso seja necessário utilizá-lo, como também você evita ações de guerrilha contra o seu candidato.
Como os domínios de sites de candidatos a vereador devem ser registrados
A legislação exige que o provedor esteja estabelecido no Brasil. Também é recomendado que o registro do domínio seja “com.br”, isso garante a segurança do candidato e da justiça.
Evite outras formas de registros, como: “.com” “.net”, se assegure de que não terá problemas futuros em questões que possam ferir a legislação.
Um dos motivos para que a legislação exija que o provedor estabelecido no Brasil é para garantir a rapidez no ato de suspensão do site caso ocorra algum problema ou denúncia.
Na campanha de 2024 o candidato a vereador pode continuar utilizando o site atual?
Confira o bate papo entre o consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino e o advogado eleitoral Gustavo Kanffer para saber um pouco mais sobre o assunto: