Facebook ou fanpage candidato a vereador

Um candidato a vereador deve utilizar página ou perfil no Facebook?

Quando o candidato a vereador decide começar a criar sua reputação e seu posicionamento na internet, surge sempre uma dúvida: é melhor ter um perfil ou uma página (fanpage) no Facebook?

Essa questão vai depender muito do investimento do candidato a vereador e do número de votos que ele precisa alcançar para se eleger nas eleições municipais de 2020.

Como funciona o Facebook?

Para entender a função e as diferenças entre um perfil e uma página (fanpage) é importante entender o funcionamento de exposição do Facebook.

O Facebook é uma rede social e uma plataforma de mídia. Quem sustenta o Facebook são seus anunciantes.

Imagem animada para representar reações do Facebook página e perfil para campanha de vereador

Uma das principais preocupações do Facebook é manter o usuário conectado. Por este motivo ele só vai exibir ao usuário conteúdos que ele se identifique ou que gere engajamento. Como existem muitos conteúdos no Facebook em tempo real, é limitada a exibição dos conteúdos aos usuários.

Para aumentar a visualização do seu conteúdo dentro da plataforma é possível de forma orgânica ou impulsionando seu conteúdo.

Perfil de Facebook para um candidato a vereador

O perfil de Facebook tem algumas limitações comparado a outras ferramentas que podem ser utilizadas.

Algumas limitações são: não será possível fazer análise de públicos, não terá uma uma boa gestão de comentários e não é possível colocar um sistema de automação de respostas.

Porém existem alguns pontos positivos: o perfil lhe traz a oportunidade de estar mais próximo do seu público, podendo enviar parabéns para seus eleitores, além de suas publiações poderem ter mais engajamento orgânico.

O perfil de Facebook é recomendado para candidatos a vereador que possuem um público com bastante afinidade adicionado como amigos. Também é indicado apenas para campanhas com poucos votos, cada perfil no Facebook tem capacidade de até 5.000 amigos.

Fanpage para um candidato a vereador

Com a página (fanpage) temos um dos melhores pontos a se destacar, é a possiblidade de impulsionar conteúdos políticos e eleitorais.

Recomendado para campanhas eleitorais que buscam bastante votos e também é possível fazer com que seus conteúdos sejam impulsionados.

imagem animada de taça de champagne para ilustrar uso de perfil e página do facebook em campanhas de vereador nas eleições 2020

O impulsionamento de conteúdo é muito efetivo para atingir um número maior de eleitores, além da possibilidade de poder segmentar seu conteúdo para um público específico.

Quando o candidato a vereador não trata de assuntos polêmicos ou não é muito hábil com a narrativa, existe a dificuldade de criar compartilhamentos e engajamento nas publicações. Nesse caso é possível impulsionar o conteúdo para o público certo para a sua campanha política e que tenha a ver com as propostas que o candidato a vereador tem para falar.

Usar um perfil no Facebook ou fanpage?

Confira o vídeo em que o consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino fala sobre o tema e explica qual será a melhor opção a se escolher em determinada candidatura a vereador.

lista de transmissão para vereadores professor marcelo vitorino eu vereador

 

 

 

 

 



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Marcelo Vitorino

Professor de comunicação e marketing digital no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, sócio da Presença Online e na Vitorino e Mendonça, consultoria de marketing político. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

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