A cada quatro anos acontecem eleições para o cargo de vereador no Brasil e as dúvidas sobre as funções, responsabilidades, atribuições e rotinas desses políticos aparecem no período que antecede o ano eleitoral. Preocupados com o planejamento de suas campanhas políticas para as eleições de 2024. Os pré-candidatos à vereança já estão realizando pesquisas, buscando informações e montando estratégias para a campanha.
Mas, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer os pré-requisitos necessários para a investidura no cargo, ou seja, o que a lei exige para que um cidadão possa concorrer à vereança.
O que é preciso para ser um candidato a vereador nas eleições de 2024
Até a presente data, são pré-requisitos para candidatos ao posto de vereador:
1) Vereadores precisam possuir nacionalidade brasileira
Para concorrer ao cargo de vereador é preciso ter nacionalidade brasileira, o que significa que brasileiros natos (nascidos no Brasil ou filhos de brasileiro) e naturalizados (estrangeiros que adquiriram a nacionalidade brasileira) podem participar do pleito.
2) Domicílio eleitoral na cidade em que irá concorrer ao cargo de vereador
É preciso que o candidato vote na cidade em que pretende concorrer ao cargo de vereador. Caso seu domicílio eleitoral seja em outra cidade, ele pode fazer a mudança faltando até 6 meses para as eleições.
3) Pleno exercício dos direitos políticos
O candidato deve estar em dia com a justiça eleitoral, ter participado dos processos eleitorais ou plebiscitos e ter tomado as medidas necessárias para a regularização da situação junto aos órgãos competentes.
4) Para o cargo de vereador é necessário que o candidato seja maior de idade
Na data da posse, é preciso que o candidato já tenha atingido a maioridade, mesmo que durante a campanha não o tivesse.
5) Ser alfabetizado
Não existe um grau mínimo de nível de instrução ou exigência de escolaridade para ser candidato, porém, é preciso demonstrar aptidão para leitura e escrita.
6) Quitação de reservista
Em caso de candidatos do sexo masculino, é exigida a apresentação do certificado de reservista.
7) Apresentação de certidões e documentos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma lista de documentos e certidões obrigatórios para o registro de candidatura, dentre eles estão a declaração de bens do candidato e fotografia atual.
8) Filiação partidária
Para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores é preciso integrar o quadro de um partido político.
Agora que você sabe tudo o que precisa para registrar sua candidatura, que tal conferir algumas dicas de como fazer campanha para vereador gastando pouco?