As eleições municipais de 2024 estão cada vez mais próximas e o tempo vai ficando cada vez menor, para quem deseja fazer uma boa pré-campanha de vereador. Por esse motivo, aqui nesse texto estão três dicas fundamentais do que fazer durante a pré-campanha.
Antes de qualquer coisa, é preciso compreender o que de fato é a pré-campanha e suas limitações.
O que é a pré-campanha
Anteriormente, os candidatos a qualquer cargo eletivo eram proibidos de falar sobre projetos e debater ideias fora do período eleitoral. Além disso, era vedado o anúncio de candidatura antecipada, ou seja, só se podia falar em eleições quando elas já estivessem acontecendo.
Após a reforma eleitoral de 2015, essas questões foram flexibilizadas, passando a permitir, inclusive, a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos.
Mas fique de olho: durante este período, pré-candidatos são expressamente proibidos de pedir votos, mesmo que indiretamente.
Para que serve a pré-campanha
Imagine que você está insatisfeito com seu carro, mas só pretende trocá-lo dentro de alguns meses. Então, você começa a receber conteúdos sobre os melhores carros do mercado, as vantagens e desvantagens de cada marca, quais são as categorias mais econômicas, etc.
De alguma forma, essas informações são do seu interesse, e, ao mesmo tempo, você não se sente pressionado a comprar o carro antes do tempo, só está se informando melhor. Certo?
Com a questão eleitoral, acontece o mesmo. O eleitor não está pensando em quem irá votar daqui a alguns meses, mas ele vivencia os problemas do seu bairro, da sua cidade e do país. E é essa a porta de entrada para o pré-candidato.
O debate de assuntos relevantes, a divulgação de ideias e disposição para ouvir os problemas geram identificação e aproximam os eleitores em torno de pautas comuns. Em resumo, pré-campanha é momento de definição de bandeiras e construção de reputação. Nada de tentar vender o carro antes da hora!
O que fazer durante a pré-campanha
São muitas as possibilidades, mas preparei três dicas que podem te ajudar a começar o trabalho desde agora. Vamos lá?
1. Prepare seus canais
Se você ainda não marcou presença nas redes sociais, deve começar a cuidar disso agora:
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- Crie perfis nas principais redes sociais e agregadores de conteúdo (Facebook, Instagram, YouTube)
- Tenha um WhatsApp exclusivo para pré-campanha/campanha
- Crie listas de transmissão
- Organize sua agenda de contatos
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2. Faça um “pente-fino” em suas publicações
A exposição faz parte da vida de um futuro candidato e, justamente por isso, é preciso fazer uma análise profunda de suas publicações em blogs, sites e redes sociais. Conteúdos polêmicos, comprometedores, opiniões radicais e contradições podem ser utilizados por adversários durante ataques, por isso, volte no tempo e revise seus conteúdos de forma criteriosa em busca de possíveis ameaças.
3. Prepare seu acervo
Se o tempo é o ativo mais importante da comunicação política, é bom não desperdiçá-lo. Enquanto os 45 dias de campanha não chegam, você pode começar a preparar todo o seu acervo de fotos, vídeos, entrevistas, e tudo o que acredita que poderá ser utilizado durante a campanha.
Pode parecer besteira, mas esta etapa demanda tempo, organização e pode envolver outras pessoas, o que interfere diretamente no prazo de execução.
Quer saber mais sobre tema?
O consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino tem uma série de vídeos que podem te ajudar durante essa caminhada. Confira:
muito bom cada vez eu aprendo mais