Facebook ou fanpage candidato a vereador

Candidato a vereador: como configurar a página no Facebook?

Quando o candidato a vereador decide começar a criar sua reputação e seu posicionamento na internet, surge sempre uma dúvida: é melhor ter um perfil ou uma página (fanpage) no Facebook?

euve aprenda tudo mobile
euve todas as fases mobile
euve grupos mobile
euve saiba exatamente mobile

Essa questão vai depender muito do investimento do candidato a vereador e do número de votos que ele precisa alcançar para se eleger nas eleições municipais de 2024.

euve saiba exatamente meio
euve aprenda tudo meio
euve todas as fases meio
euve grupos meio

Como funciona o Facebook?

Para entender a função e as diferenças entre um perfil e uma página (fanpage) é importante entender o funcionamento de exposição do Facebook.

O Facebook é uma rede social e uma plataforma de mídia. Quem sustenta o Facebook são seus anunciantes.

Imagem animada para representar reações do Facebook página e perfil para campanha de vereador

Uma das principais preocupações do Facebook é manter o usuário conectado. Por este motivo, ele só vai exibir ao usuário conteúdos que ele se identifique ou que gere engajamento. Como existem muitos conteúdos no Facebook em tempo real, é limitada a exibição dos conteúdos aos usuários.

Para aumentar a visualização do seu conteúdo dentro da plataforma é possível de forma orgânica ou impulsionando seu conteúdo.

Perfil de Facebook para um candidato a vereador

O perfil de Facebook tem algumas limitações comparado a outras ferramentas que podem ser utilizadas.

Algumas limitações são: não será possível fazer análise de públicos, não terá uma boa gestão de comentários e não é possível colocar um sistema de automação de respostas.

Porém, existem alguns pontos positivos: o perfil lhe traz a oportunidade de estar mais próximo do seu público, podendo enviar parabéns para seus eleitores, além de suas publicações poderem ter mais engajamento orgânico.

O perfil de Facebook é recomendado para candidatos a vereador que possuem um público com bastante afinidade adicionado como amigos. Também é indicado apenas para campanhas com poucos votos, cada perfil no Facebook tem capacidade de até 5.000 amigos.

Candidato a vereador: Fanpage

Com a página (fanpage) temos um dos melhores pontos a se destacar, é a possibilidade de impulsionar conteúdos políticos e eleitorais.

Recomendado para campanhas eleitorais que buscam bastantes votos e também é possível fazer com que seus conteúdos sejam impulsionados.

imagem animada de taça de champagne para ilustrar uso de perfil e página do facebook em campanhas de vereador nas eleições 2020

O impulsionamento de conteúdo é muito efetivo para atingir um número maior de eleitores, além da possibilidade de poder segmentar seu conteúdo para um público específico.

Quando o candidato a vereador não trata de assuntos polêmicos ou não é muito hábil com a narrativa, existe a dificuldade de criar compartilhamentos e engajamento nas publicações. Nesse caso é possível impulsionar o conteúdo para o público certo para a sua campanha política e que tenha a ver com as propostas que o candidato a vereador tem para falar.

Usar um perfil no Facebook ou fanpage?

Confira o vídeo em que o consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino fala sobre o tema e explica qual será a melhor opção a se escolher em determinada candidatura a vereador.

lista de transmissão para vereadores professor marcelo vitorino eu vereador

euve saiba exatamente final


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *