Quando o candidato a vereador decide começar a criar sua reputação e seu posicionamento na internet, surge sempre uma dúvida: é melhor ter um perfil ou uma página (fanpage) no Facebook?
Essa questão vai depender muito do investimento do candidato a vereador e do número de votos que ele precisa alcançar para se eleger nas eleições municipais de 2024.
Como funciona o Facebook?
Para entender a função e as diferenças entre um perfil e uma página (fanpage) é importante entender o funcionamento de exposição do Facebook.
O Facebook é uma rede social e uma plataforma de mídia. Quem sustenta o Facebook são seus anunciantes.
Uma das principais preocupações do Facebook é manter o usuário conectado. Por este motivo, ele só vai exibir ao usuário conteúdos que ele se identifique ou que gere engajamento. Como existem muitos conteúdos no Facebook em tempo real, é limitada a exibição dos conteúdos aos usuários.
Para aumentar a visualização do seu conteúdo dentro da plataforma é possível de forma orgânica ou impulsionando seu conteúdo.
Perfil de Facebook para um candidato a vereador
O perfil de Facebook tem algumas limitações comparado a outras ferramentas que podem ser utilizadas.
Algumas limitações são: não será possível fazer análise de públicos, não terá uma boa gestão de comentários e não é possível colocar um sistema de automação de respostas.
Porém, existem alguns pontos positivos: o perfil lhe traz a oportunidade de estar mais próximo do seu público, podendo enviar parabéns para seus eleitores, além de suas publicações poderem ter mais engajamento orgânico.
O perfil de Facebook é recomendado para candidatos a vereador que possuem um público com bastante afinidade adicionado como amigos. Também é indicado apenas para campanhas com poucos votos, cada perfil no Facebook tem capacidade de até 5.000 amigos.
Candidato a vereador: Fanpage
Com a página (fanpage) temos um dos melhores pontos a se destacar, é a possibilidade de impulsionar conteúdos políticos e eleitorais.
Recomendado para campanhas eleitorais que buscam bastantes votos e também é possível fazer com que seus conteúdos sejam impulsionados.
O impulsionamento de conteúdo é muito efetivo para atingir um número maior de eleitores, além da possibilidade de poder segmentar seu conteúdo para um público específico.
Quando o candidato a vereador não trata de assuntos polêmicos ou não é muito hábil com a narrativa, existe a dificuldade de criar compartilhamentos e engajamento nas publicações. Nesse caso é possível impulsionar o conteúdo para o público certo para a sua campanha política e que tenha a ver com as propostas que o candidato a vereador tem para falar.
Usar um perfil no Facebook ou fanpage?
Confira o vídeo em que o consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino fala sobre o tema e explica qual será a melhor opção a se escolher em determinada candidatura a vereador.