Como escolher o partido para a sua candidatura a vereador

Como escolher um partido político para uma campanha de vereador?

O processo para se candidatar a vereador em uma campanha eleitoral exige várias escolhas e são compostas por diversas etapas.

Uma das primeiras perguntas que um pré-candidato deve se fazer antes de sair para sua candidatura, é:

Por qual partido eu devo sair candidato?

A resposta para esse questionamento não é muito simples. É preciso prestar atenção em duas coisas:

📌 A parte ideológica

📌 Condições que o partido deve dar ao candidato(a) para que se filie ao partido

Entenda a parte ideológica que compõe a campanha de um candidato a vereador

A política é composta por um tripé ideológico onde o candidato precisa se enquadrar. Ele é composto por social-democrata, liberal-democrata ou conservador-democrata.

Para facilitar, aqui vai uma explicação rápida dessas três ideologias:

Social-democrata: Candidatos com interesse em pautas de igualdade, distribuição de renda, equidade e políticas sociais.

Liberal-democrata: Candidato com interesse em Estado menor, com menos poder perante aos indivíduos. O cidadão é maior que o Estado.

Conservador-democrata: Candidato com interesse em manter os valores morais. Priorizando questões voltadas à família e até religiosos.

É muito importante que o pré-candidato se identifique e se posicione em um desses três tripés ideológicos, assim escolhendo um partido que também se assemelhe com a sua ideologia.

Requisitos eleitorais para uma candidatura

Na próxima eleição teremos uma mudança na legislação que acaba com as coligações partidárias em relação aos votos proporcionais.

Antigamente os votos eram de um chapão de um candidato a prefeito. O prefeito se coligava com 10 partidos e ai os votos contavam com as distribuições das cadeiras para a chapa toda, não só para o partido do prefeito.

Hoje os votos contam partido a partido. O que vai acontecer agora?

Se você for disputar uma eleição para vereador por um partido que não tem um candidato forte a prefeito, esse partido só vai ter direito a uma cadeira se somarem todos os votos dos candidatos a vereador e eles atingirem o quociente.

📌 Para aumentar suas chances de vitória para candidato a vereador, procure um partido que tenha um candidato a prefeito que seja forte

Como escolher o melhor partido para ser um candidato a vereador?

Confira ao vídeo do prof. Marcelo Vitorino para saber mais sobre como escolher de forma eficiente o melhor partido para se candidatar a vereador.

lista de transmissão para vereadores professor marcelo vitorino eu vereador

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Vitorino

Professor de comunicação e marketing digital no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, sócio da Presença Online e na Vitorino e Mendonça, consultoria de marketing político. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

Posts recentes
Categorias