Uma das maiores dúvidas de um candidato a vereador é sobre quais conteúdos publicar durante sua campanha.
Publicar conteúdos políticos ou outras pautas? Qual é o meio mais eficiente para ganhar o voto do eleitor?
Outro ponto importante é saber em qual momento você vai anunciar que é candidato(a).
O que publicar durante a campanha para vereador?
O conteúdo a ser publicado por um candidato a vereador depende de qual fase da campanha ele se encontra e de sua reputação diante de seu eleitorado.
Um candidato que já tem uma reputação com ideais e pautas para melhorias já estabelecidas na mente do eleitor, pode deixar para falar sobre política mais próximo ao período eleitoral.
Caso o candidato a vereador ainda não tenha uma reputação estabelecida, é necessário que comece a falar sobre política desde já. O eleitor decide seu voto baseado em posicionamentos e nas falas políticas dos candidatos, então é importante que quem ainda não tenha reputação já se posicione em relação aos seus ideais e quais serão seus esforços por melhorias.
Por mais que seja mais fácil construir uma reputação com outras pautas, o candidato a vereador terá que falar sobre política em um determinado momento e o essencial é que comece o quanto antes caso não tenha sua reputação formada.
Os eleitores são muito pragmáticos, eles irão votar em quem vai resolver o problema deles.
É importante que na hora de se comunicar com os eleitores, o candidato a vereador fale que vai resolver os problemas do bairro deles, não do bairro vizinho, por exemplo.
Como criar conteúdos políticos durante a campanha de vereador
Os conteúdos políticos se bem estruturados podem ser eficazes e trazer bons resultados para construir a sua reputação. É possível contar uma história onde o eleitor se conecta e se identifica com o candidato a vereador.
Um exemplo de um formato que pode ser utilizado:
Ao invés de simplesmente desejar “feliz dia dos professores” na data comemorativa, é possível criar uma história que o candidato a vereador teve com uma professora de infância, contando que com ela teve grandes aprendizados e a pessoa que se tornou hoje em dia se deve ao seu carinho e suas cobranças.
Dessa forma é possível que o eleitor tenha empatia com o candidato e esse tipo de postagem tem muito mais impacto do que um simples “feliz dia dos professores”.
Quando um candidato a vereador deve começar a falar sobre política?
Confira o vídeo do consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino para saber qual o melhor momento para falar sobre política e qual a melhor forma de criar sua reputação.