como montar a equipe de campanha de vereador nas eleições municipais

Campanha de vereador: como montar sua equipe

Agora que você já decidiu que irá se candidatar ao cargo de vereador(a) nas eleições municipais de 2020, precisa se preocupar com  alguns elementos vitais para o seu projeto político.

Além de conferir se possui todos os pré-requisitos para concorrer, chegou o momento de pensar em como irá viabilizar sua pré-campanha e sua campanha em vários sentidos, mas neste texto falaremos sobre equipe.

Você vai precisar de ajuda para se eleger vereador(a)

Por mais que você tenha a melhor das intenções, não conseguirá fazer sua campanha sem uma equipe mínima para te auxiliar com questões como:

    • Prestação de contas e controle financeiro
    • Criação de materiais gráficos (panfletos, praguinhas, adesivos, materiais para as redes sociais)
    • Alimentação de canais (postagens nas redes sociais, interação com o público, gestão de respostas do WhatsApp de campanha)
    • Auxílio em eventos e agendas de campanha
    • Distribuição de materiais de rua 

Certamente você não conseguirá realizar todas essas tarefas e ainda ter tempo para conversar com seus eleitores e divulgar suas ideias e propostas, por isso, é preciso ter sua equipe a postos o quanto antes.

O primeiro passo para definir uma equipe é avaliar se dentro de sua rede de apoiadores existem pessoas disponíveis para a realização de determinadas funções e se possuem habilidades para tal. Dessa forma, você pode economizar com a contratação de pessoal e investir em outras áreas da campanha.

Outro ponto é o quanto você pode pagar para cada profissional. Caso você não tenha recursos para contratar um alguém para criar seus conteúdos ao longo de todo o período de pré-campanha e campanha, você pode contratar um pacote específico de serviços, sem a necessidade de mantê-lo fixo em sua folha de pagamentos.

Agora que você já sabe as demandas que seu projeto eleitoral terá, e como escalar uma equipe básica para te dar apoio em suas atividades, já é possível montar um tabela de responsabilidades, deixando claro quem faz o quê.

Preparei um modelo bem simples para exemplificar a tabela de responsabilidades:

Tabela ilustrativa campanha de vereador

Quando o trabalho da equipe de campanha começa

Agora mesmo!

Basicamente, quanto mais tempo você utilizar esses recursos humanos para ajudar na construção de sua reputação, mais economizará com divulgações em massa no período de campanha.

Se as pessoas já foram conhecendo suas ideias durante o período não eleitoral, ficará muito mais fácil aceitarem a ideia de uma candidatura a vereador(a) mais adiante, e sua equipe terá um papel fundamental neste processo.

Sobre esse tema, recomendo que assista ao vídeo em que o professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino fala sobre a forma de abordar o seu eleitorado:

Dica final: Não espere os 45 dias de campanha para começar a trabalhar sua reputação e imagem. Peça ajuda a amigos, apoiadores e familiares e comece agora a se preparar. A campanha eleitoral de 2020 será diferente de tudo o que você já viu. 

lista de transmissão para vereadores professor marcelo vitorino eu vereador

 



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Marcelo Vitorino

Professor de comunicação e marketing digital no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, sócio da Presença Online e na Vitorino e Mendonça, consultoria de marketing político. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

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