o que faz e qual é a função de um vereador eleição municipal 2020

O que faz um vereador: descubra a função do vereador

Antes de explicar o que faz um vereador e qual é a sua função, vale lembrar que no Brasil, temos cerca de 5.570 municípios e todos eles contam com casas legislativas, as chamadas Câmaras de Vereadores ou Câmaras Municipais. Nesse local, os vereadores do município debatem temas relativos aos serviços prestados aos cidadãos, avaliam os valores de impostos e tributos municipais, além de fiscalizarem as atividades do chefe do executivo municipal, o prefeito. É possível notar que o vereador tem diversas atribuições, vamos falar um pouco mais sobre o que faz um vereador e suas funções.

Sobre a função de vereador

Como faz parte do Poder Legislativo municipal, a principal atividade do vereador é legislar. Entre as funções do vereador está a criação e a revisão de leis do seu município, e é importante sempre lembrar de sua competência municipal.

Não é incomum vereadores extrapolarem as limitações de suas atividades e apresentem projetos para mudar leis estaduais ou federais. Isso não é função de um vereador.

O que mais faz um vereador

Além da função de criar e rever leis municipais, o vereador também tem a função de fiscalizar o poder executivo municipal. Essa fiscalização inclui o acompanhamento das contas da prefeitura para evitar desvio ou mau uso de verbas públicas e a aprovação das contas do município.

Vereadores também são responsáveis por:

  • Aprovar questões ligadas ao zoneamento e ocupação da cidade
  • Nomear praças e ruas
  • Criar, alterar ou extinguir impostos
  • Aprovar o plano municipal de educação

O que não faz um vereador

É importante estar ciente das “não funções” de um vereador para evitar fazer promessas impossíveis ou entrar em searas que fogem da competência deste cargo.

Não é uma função do vereador liberar obras, contratar servidores públicos, criar ou reformar escolas e etc. 

O vereador deve observar todos esses pontos antes de apresentar seus projetos, que caso entrem em conflito com leis estaduais ou federais, serão rejeitados pela Câmara de Vereadores.

Além desses existem outros erros cometidos por candidatos ao cargo de vereador durante a campanha eleitoral, por isso, trouxe esse vídeo do consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino, como dicas que irão lhe ajudar a errar menos, mesmo que sua campanha de vereador conte com pouco dinheiro. Confira:

Agora que você já sabe o que que faz um vereador, precisa começar a preparar sua campanha eleitoral e estar pronto para os desafios que irá encontrar pela frente. Um ótimo companheiro para sua jornada rumo à vitória é o curso on-line Eu Vereador, o melhor curso para candidatos a vereador que procuram por soluções aplicáveis a campanhas com pouca ou nenhuma estrutura de equipes. No estilo “faça você mesmo”, o Eu Vereador traz conteúdos diretos e objetivos, sem mágica ou milagres e por um preço que você pode pagar: apenas R$59,00.

Comece agora a planejar sua campanha de vereador para as eleições de 2020 com quem entende do assunto!

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Vitorino

Professor de comunicação e marketing digital no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, sócio da Presença Online e na Vitorino e Mendonça, consultoria de marketing político. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

Posts recentes
Categorias