As redes sociais são plataformas de entretenimento e relacionamento, em que o candidato a vereador compartilha informações entre pessoas. É uma forma de comunicação do candidato com o eleitor, há um crescimento de pessoas utilizam-se delas para criar conexões. No caso do candidato a vereador, para conquistar votos. Assim que o candidato entende para que serve as redes sociais, chegou a hora de saber um pouco mais sobre elas e quais podem ser utilizadas para atingir o público alvo.
Quais as redes sociais um candidato a vereador deve usar?
Existem diversas redes sociais e o candidato a vereador precisa analisar bem qual está mais próxima do seu público alvo. Nesse texto você encontra algumas opções de mídia social que podem ser usadas:
Facebook para candidato a vereador:
O Facebook é uma plataforma que os brasileiros mais utilizam, nele encontra-se pessoas mais velhas, que estão há muito mais tempo na internet. O Facebook é como se fosse um bairro, nesta rede social o vereador pode encontrar muitas pessoas do seu convívio, sejam vizinhos, pessoas com quem trabalha, pessoas com quem já estudou, entre outras.
É uma rede social misturada com uma plataforma de mídia, um canal de anúncios. O candidato a vereador deve entender que no Facebook pode gerar conteúdo para agregar conhecimento ao seu eleitor e ainda poderá impulsionar esses conteúdos para chegar no público alvo de sua escolha.
O uso do Instagram para candidato a vereador
O Instagram é uma plataforma, um pouquinho menos utilizada, que tem um perfil diferente de pessoas, um público mais jovem, entre vinte a quarenta anos, é um público diferente do Facebook, possui o compartilhamento de fotos e vídeos, ou seja, nem todas as pessoas vão para lá, principalmente as pessoas que tem celulares pré-pagos, essas preferem usar o Facebook, porque consome menos dados. Se o candidato a vereador é jovem, vai encontrar um público que se conecta mais com o seu perfil no Instagram, local onde as pessoas compartilham o seu dia-a-dia.
O uso do Linkedin para candidato a vereador
O Linkedin, é uma plataforma de rede social, baseada em um perfil mais corporativo, em que as pessoas estão ali para falar de trabalho. Não é um local adequado para se fazer campanha, é um plataforma que pode ser utilizada para fortalecer e alimentar as suas redes de contatos.
O uso do TikTok para o candidato a vereador
Já o público mais jovem, não está em nenhuma dessas três redes sociais, eles estão no TikTok, que é uma ferramenta nova destinada ao compartilhamento de vídeos curtos, uma rede social onde encontra-se usuários com 13 anos ou mais, muito parecida com o Instagram, porém é considerada mais leve. Desta forma, os adolescentes estão indo todos para o TikTok, enquanto os jovens e adultos estão no Instagram e o Facebook tem todo mundo. Cada rede social tem uma característica, basta o candidato encontrar quais seus eleitores possuem mais afinidade.
Qual rede social o candidato a vereador deve escolher para a sua campanha?
O candidato a vereador deve escolher a rede social que mais tem a ver com o seu público, as redes sociais são para entretenimento e relacionamento. Não adianta jogar conteúdos soltos, como se fosse uma notícia, o candidato não é o Willian Bonner, não está lá para apresentar um jornal.
Rede social é para interagir, as pessoas não entram para se informar, para isso tem o Google. Nas redes sociais as pessoas entram para se distrair, passar o tempo.
Mídia social não é lugar para fazer negócio, não é para vender campanha, é onde criam-se conexões, não é um balcão de negócios. O voto é conquistado, é um relacionamento que vai sendo construindo com o eleitor e leva tempo.
O que o candidato a vereador deve fazer nas redes sociais?
O candidato a vereador nas redes sociais deve contar a sua história de vida, seus pensamentos, suas bandeiras, suas ideologias e também quais são suas propostas. O candidato a vereador deve entender que as redes sociais são para entretenimento e relacionamento.
Nesse texto o candidato conhece um pouco mais sobre as redes sociais, agora é o momento de encontrar o público alvo e criar conteúdo para eles. Não deixe para a última hora, quando mais rápido se organizar, ficará um passo a frente do candidato que ainda nem começou. Não perca tempo! A hora certa é agora.