O candidato para ser eleito vereador nas próximas eleições precisa ter bons canais para que o seu público e futuros eleitores possam lhe acompanhar. Para isso ele necessita criar conteúdos relevantes, textos interessantes, alinhados a imagens que chamem atenção e até mesmo vídeos que falem sobre assuntos que vão de encontro as suas pautas. Ele deverá atrair os seus eleitores para os seus conteúdos, utilize a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”.
O que o candidato a vereador deve fazer para chamar a atenção do eleitor?
A Política não encontra-se como pesquisa número um para as pessoas, grande parte dos eleitores nem se quer estão pensando nos próximos candidatos, ou nas eleições, boa parte só escolhe nas últimas semanas em quem votar. O eleitor está preocupado se vai conseguir pagar seus boletos e colocar comida na mesa.
Então, o que candidato deve fazer é tentar chamar a atenção do eleitor, ele deve ver as suas redes sociais como uma vitrine de loja de roupas, para conseguir vender as roupas deve-se ter um cenário organizado e limpo. O candidato deve criar bons conteúdos nas suas mídias sociais. Se o candidato a vereador conseguir fazer com que as pessoas parem para ouvir o que ele tem a dizer, pode ter certeza que já é um grande passo a ser dado nessa longa caminhada política.
O tempo do candidato e o tempo do eleitor são o ativo mais precioso. As pessoas não costumam perder tempo com coisas que não agregam. Para isso o candidato a vereador deve construir canais que levam informações para o eleitor. Crie boas estratégias que levem o eleitor a querer fazer parte de sua campanha.
Traga informações relevantes ao eleitor, faça ele se sentir importante, construa metas e objetivos para ele cumprir nessa jornada, busque afinidade e alimente a sua base com conteúdos de sua campanha.
Quais conteúdos criar nas redes sociais de um candidato a vereador?
O eleitor gosta de informações rápidas, fáceis, entretanto não dispensa um texto com um conteúdo relevante, podendo ele ser mais longo ou curto, desde que seja atrativo e chame a atenção do eleitor. Quem está em uma rede social está para se distrair. Se o candidato a vereador acredita ser interessante um determinado assunto para seu público, poderá escrever um resumo e logo em seguida a continuação, caso a pessoa tenha interesse ela clica em saber mais.
O texto precisa ser bom, a redação bem feita. As pessoas não tem o hábito de dar atenção a um texto mal escrito ou um texto ruim. Procure trazer um conteúdo de qualidade e relevante para quem irá ler.
O candidato a vereador deve procurar escrever textos que conecte o eleitor e o deixe com vontade de ler mais sobre ele, um texto que retenha a atenção do eleitor, isso é muito importante para qualquer conteúdo que crie, onde haja uma boa narrativa.
Para entender um pouco mais sobre atenção e retenção do eleitor, o professor Marcelo Vitorino explica quais conteúdos que atraem os eleitores que utilizam as redes sociais, assista à aula:
O candidato a vereador deve gravar vídeos?
Os vídeos, sejam eles longos ou curtos, vem demonstrando um crescimento expressivo nas redes sociais, pode ser em formatos de reels, lives, ou conteúdos no YouTube. O candidato a vereador poderá usar essa ferramenta para chegar no seu público e alavancar melhores resultados nas suas redes sociais.
Quais os melhores canais para um candidato a vereador?
As vezes o candidato se pergunta: “Devo criar um canal no YouTube?” ou “Será que devo criar uma conta no TikTok?”. Mas a verdade é que o candidato precisa buscar canais em que seus públicos de interesse estejam presentes.
Não adianta criar uma conta no TikTok, sendo que o eleitor dele não está no TikTok. Não é porque um determinado candidato a vereador fez que outro também dever fazer.
Existem diversas opções de canais que podem ser utilizados em sua campanha, dentre eles está a criação de um canal no YouTube, onde poderá gravar vídeos, explicando com profundidade algum assunto ou falando de sua vida e história política, vídeos que tragam questões que gerem reputação e autoridade no que fala.
O candidato a vereador pode criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, onde tem várias opções de conteúdos e materiais para compartilhar em formatos diferentes. Faça materiais para o seu público alvo lhe acompanhar e interagir.
O eleitor procura buscar uma conexão com o candidato a vereador, ele escolhe aquele que ele mais se identifica. E se o candidato produzir conteúdos para serem vistos, sobre temas relevantes, o eleitor terá a oportunidade de conhecer melhor o candidato e estabelecer empatia com a campanha. Conquiste o eleitor pelos olhos e ouvidos, o candidato a vereador deve contar histórias, seja por vídeos ou imagens. Deve cativar o eleitor através das suas redes sociais, faça delas um filme de aventura, onde o candidato a vereador é o herói e vence a eleição no final.