Quando você decide ser candidato a vereador, terá que analisar bem, com qual ideologia, se identifica mais como candidato, com quais pensamentos ideológicos mais possui afinidade. A importância da escolha da sua ideologia pesa muito na hora de decidir quais caminhos percorrer na sua campanha. É ela que norteia para qual direção irá caminhar com a sua candidatura a vereador e também influenciará seus princípios e direcionamentos políticos.
Quando escolher e definir a sua ideologia fica fácil de planejar um cenário político para a sua próxima eleição como vereador. Mas não pense que só existem dois lados: direita e esquerda. A ideologia política vai muito além disso. Neste texto iremos abordar conceitos ideológicos para ajudar a escolher a sua ideologia.
Vereador: entenda o conceito de ideologia
Se você vereador pretende escolher uma ideologia política, primeiro precisa saber qual o conceito dela e quem a criou. O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro “Elementos de Ideologia “, de 1801 para designar o “estudo científico das ideias”.
1. Qual é a função da ideologia para um vereador?
Segundo Destutt de Tracy, uma ideologia serviria para compreender e organizar historicamente o conjunto de ideias formuladas pela sociedade.
2. Onde nascem as ideologias políticas?
De acordo com Marx, as ideologias surgem por meio de relações sociais, econômicas e políticas, em contextos de ideias conflitantes, de contradições e contrastes sociais manifestos em desigualdade de recursos, de direitos, de acesso a bens e serviços.
Ideologias políticas para um vereador no Brasil
Para você que irá se preparar como vereador na sua próxima eleição, precisa entender o que é ideologia e para que serve. As ideologias políticas no Brasil podem ser separadas basicamente em três partes: O Liberal Democrata, o Social Democrata e o Conservador Democrata.
O que faz um vereador liberal democrata?
O vereador Liberal Democrata defende a liberdade do indivíduo, os direitos individuais e a igualdade perante a lei, a proteção à propriedade privada e o livre comércio. Para um Liberal Democrata, o estado deve ser menor e o indivíduo maior. O Liberal Democrata pretende sempre que o estado, se insira o menos possível na vida do cidadão. O cidadão ele tem a liberdade de poder escolher o que é melhor para ele e o estado não deve tutelá-lo.
Quais são as pautas recorrentes de quem atua como um vereador liberal democrata?
A limitação e redução de gastos públicos; o estado mínimo; mínima interferência dos Governos na vida do cidadão; direito a posse de armas; o fim das cotas sociais; o fim dos programas sociais e assistencialistas e também a descriminalização da maconha. Essas são as pautas de quem tem um perfil de vereador mais focado no Liberal Democrata.
O que faz um vereador social democrata?
O vereador Social Democrata defende a liberdade civil; a democracia representativa; a proteção do estado ao cidadão; a segurança social; a assistência social gratuita (saúde, educação, justiça, segurança). O Social Democrata, é aquele que pensa sempre em política pública que tem a ver com igualdade e com equidade. Então, para o Social Democrata, o que, que deve ser feito? Em primeiro lugar é ter um estado forte, mas que consiga fazer projetos que equilibrem a situação social.
Quais as pautas que são geralmente associadas aos vereadores sociais-democratas?
Para os vereadores Sociais Democratas, as pautas mais associadas são: A cota para equilíbrio de desigualdades; programas de transferência de renda (Bolsa família, bolsa escola, minha casa minha vida) e também a tributação de grandes fortunas.
Por último temos o vereador Conservador Democrata.
O que faz um vereador conservador democrata?
O vereador Conservador Democrata defende a concentração do poder; valores morais e tradicionais; a preservação da ordem social, moral e os valores nacionalistas. Conservador como o próprio nome já diz, defende a conservação do estado como está, então, por exemplo, um conservador não quer que o progresso venha a frente dos valores morais da família.
Quais as pautas mais associadas a um vereador que segue a corrente conservadora?
Para o vereador Conservador Democrata as pautas mais relevantes são: a volta da monarquia; a proibição de matrimônio entre pessoas do mesmo sexo; a proibição do aborto em quaisquer casos e também o endurecimento de políticas migratórias.
Como escolher a ideologia política para um candidato a vereador
Após entender melhor ideologias políticas existentes para um vereador no Brasil e verificar com qual você possui mais afinidade e escolher, qual corrente ideológica mais se identifica, não existe uma corrente certa ou errada, uma boa ou ruim, são formas de pensar diferentes.
Em todo processo democrático, há correntes ideológicas, elas servem para representar o maior número de pessoas e claro, vai fazer um governo muito mais equilibrado.
Agora que você já sabe os tipos de ideologias políticas para vereador, chegou a hora de definir a sua e partir para a próxima etapa da sua campanha. Lembre-se de buscar a ideologia que mais tem afinidade com o seu público e acima de tudo as suas ideias e princípios.