Boa parte das candidaturas para vereador acabam cometendo os mesmo erros durante a campanha eleitoral. Fique por dentro do que você deve evitar fazer e se quiser ter vantagem em relação aos demais candidatos, a grande maioria erra nesses pontos.
Listamos os 5 erros mais comuns em campanhas para vereador e vou ajudar a como não cometê-los durante a campanha eleitoral.
1. Campanha para vereador: como utilizar o tempo
Saber utilizar o tempo durante a campanha é imprescindível para se sair vitorioso.
Os vereadores já não possuem tempo de televisão e costumam ter pouco tempo de exposição. É necessário saber utilizar muito bem o tempo para alcançar com sucesso seus objetivos de campanha, formar reputação e conseguir o voto do eleitorado.
Um erro muito comum entre os candidatos a vereador que terminam derrotados é não parar de trabalhar durante a campanha.
Muitos acham que podem fazer campanha durante o final de semana, nos feriados ou depois do expediente do trabalho. E pensam que só esse tempo de dedicação é suficiente.
Saiba que enquanto existem candidatos não dedicando 100% do seu tempo em suas campanhas, terão outros candidatos mais empenhados que com certeza sairão na frente.
É necessário se organizar e se planejar durante o período de campanha, conquistar um voto não é fácil e demanda tempo para se criar reputação. Então é necessário organizar seu tempo e o dinheiro durante a campanha para vereador.
2. É possível um candidato a vereador fazer campanha sem recursos?
Muitos candidatos acham que é possível sair em campanha para vereador e convencer os eleitores a votarem nele sem gastar nada.
Existem muitos gastos que podem envolver uma campanha para vereador. Gastos como alimentação durante as campanhas de rua, ajudantes, materiais para comunicação, etc.
E somado com o erro citado anteriormente, os candidatos precisam parar de trabalhar durante a campanha eleitoral para conseguir eficiência durante a campanha e conseguir seus votos.
Para conseguir deixar seus trabalhos durante a campanha e possuir recursos, é necessário planejamento antes de decidir se saíra candidato a vereador.
É possível fazer campanha com pouco dinheiro. Mas sem dinheiro é praticamente impossível!
3. Candidatos a vereador sem conhecimento podem perder a eleição
Um dos fatores que podem matar uma eleição é a falta de conhecimento que os candidatos a vereador possuem em 3 coisas: política, comunicação e tecnologia.
Para ser um candidato a vereador bem sucedido, é necessário que entenda:
Política: é necessário que o candidato a vereador entenda das regras partidárias, estar atento as datas, saber como se filiar, etc.
Comunicação: uma boa comunicação é essencial para transmitir sua mensagem, saber argumentar e sustentar sua narrativa para criar reputação.
Tecnologia: saber o domínio básico de algumas ferramentas, como utilização do WhatsApp, tirar uma selfie e gravar um vídeo podem auxiliar muito o candidato quando estiver sozinho.
4. Candidato a vereador: qual discurso utilizar
Uma das maiores dificuldades nos candidatos a vereador é encontrar uma narrativa forte para conquistar o eleitor.
Existem candidatos que prometem pautas que eles não terão poder de resolver, fazem discursos querendo impactar a cidade toda e esses são um dos maiores erros que os candidatos a vereadores podem cometer, o discurso precisa criar reputação e empatia com os eleitores.
Candidatos a vereador que buscam atingir um público muito grande, podem não obter bons resultados na captação de seus eleitores.
A narrativa pode ser um problema ou uma grande solução em uma campanha eleitoral.
O candidato a vereador precisa criar seu discurso baseado em um apelo regional, temático ou em um determinado grupo. Os eleitores precisam se identificar com a narrativa e criar empatia com o candidato.
5. Escolha do partido em que se lançará candidato a vereador
Candidatos que escolhem partidos que não possuem a mesma ideologia ou até mesmo com uma chapa complicada, podem custar a vaga ao cargo de vereador.
É muito importante saber escolher o partido na hora de se eleger candidato a vereador.
Quais os 5 principais erros cometidos por candidatos a vereador durante a campanha eleitoral
O consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino fala sobre os erros mais cometidos durante a campanha de candidatos a vereança e dá dicas de como evitar comprometer a sua candidatura ao cargo de vereador.