Uma das dúvidas em campanhas para vereador é sobre impulsionamento em pré-campanha. Afinal, pode ou não pode? Um pré-candidato a vereança terá um bom desempenho se impulsionar suas publicações na pré-campanha? O prof. Marcelo Vitorino fez algumas ponderações sobre o assunto que vão te ajudar em sua pré-campanha para vereador.
Impulsionamento de conteúdos durante a pré-campanha
Durante as lives que o prof. Marcelo Vitorino promove em seus canais, ele percebeu a inquietação de muitos candidatos a vereador pela prática do impulsionamento de conteúdos ainda no período da pré-campanha e, diante disso, ele fez algumas ponderações.
Sempre é afirmado em suas aulas que o tempo é o principal ativo para uma candidatura. É o correto uso do tempo disponível que aumenta ou reduz a chance de vitória.
Campanhas para vereador, organizadas, são feitas para obter a simpatia dos eleitores, objetivando a participação durante o período eleitoral e o desejo de voto no dia da votação.
Trata-se de uma construção de narrativa, que ao apresentar conteúdos previamente pensados ajuda a formar juízo de valor no eleitorado. Como toda boa história a ser contada, campanhas eleitorais tem etapas, uma ordem cronológica dos fatos e das ações.
Entrar com ações de comunicação na hora errada pode significar o desperdício do esforço e o municiamento de adversários.
A importância das etapas da comunicação em campanha eleitorais
Qual é o momento agora? Falar de propostas? Apresentar número e partido? Falar que concorrerá? Nada disso.
Excluindo as limitações jurídicas, temos que levar em consideração a estratégia de comunicação. Este é o momento que candidatos a vereança e profissionais têm para:
- construir reputação;
- preparar os canais;
- organizar os conteúdos que serão divulgados durante o período eleitoral;
- estudar os públicos que serão ativados, e;
- não menos importante, estudarem as ferramentas.
Ao escolher impulsionar neste momento, candidatos a vereança podem ficar sem o interesse do eleitor e também com suas campanhas eleitorais correndo risco de judicialização.
É proibido fazer o impulsionamento de conteúdos durante a pré-campanha para vereador?
A última decisão a respeito foi a de permitir o impulsionamento na pré-campanha, mas de forma restrita, sem pedido de votos e sem que o valor seja exagerado. Contudo, é preciso levar em conta que não há uma métrica para o “exagero”. Cada juiz é que, arbitrariamente, define.
Outro ponto que precisa de atenção se refere a produção do que será impulsionado, visto que o valor investido na produção das peças também será contabilizado e poderá ser qualificado como abuso de poder econômico.
Enquanto profissional de comunicação, alerto que os riscos de judicialização envolvidos e a pouca eficácia em ações de comunicação que visam impulsionamento neste momento, em detrimento de outras ações mais importantes, faz com que não seja aconselhado a prática até o início do período eleitoral.
Aproveitem o tempo de sol para repararem o telhado.
OLÁ BOA NOITE!
GOSTARIA DE SABER EU FIZ A VAQUINHA QUERIA UMA AJUDAR SUA PRA ME CONFIGURAR E FAZER UMA CHAMADA QUAL O CONTEUDO CERTO PRA ATRAIR
OS DOADORES