Muitos candidatos a vereança, profissionais de comunicação estão tentando subir anúncios no Facebook falando sobre política, candidatos ou pré-candidatos e tem seus anúncios rejeitados. No ano de 2020 o Facebook implementou um novo algoritmo e novas regras para anúncios políticos. Agora existem novas regras para publicar anúncios políticos e o candidato que não seguir, terá seus anúncios rejeitados.
A partir de 2018, com a possibilidade de utilizar anúncios políticos dentro do Facebook, já tinham sido implementados algumas regras para os usuários optarem por informar que suas publicações seriam de cunho político, porém a rigidez não era tanta. Agora em 2024 essas regras tendem a ficar mais rigorosas e são obrigatórias para quem deseja fazer anúncios políticos por meio da ferramenta de anúncios do Facebook.
Todas as pessoas que forem anunciar falando sobre política ou eleições terão que seguir as regras, não só candidatos ou pré-candidatos.
Candidato a vereador: tenha um perfil verificado
O processo de verificação do perfil é necessário para que o Facebook constate que você não possui um perfil falso. É necessário a verificação do seu perfil para que o Facebook tenha acesso aos seus dados pessoais, caso a Justiça determine que precisa ter acesso a alguma informação.
Dessa forma o Facebook resguarda a sua integridade responsabilizando os perfis verificados caso necessário.
Criação de rótulos para anúncios políticos e eleitorais
É necessário um rótulo que será exibido junto ao anúncio. Esse rótulo possuíra as informações públicas do anúncio.
Você pode criar o rótulo “pago por” e os dados de quem está pagando pelo anúncio. Ou você pode colocar o rótulo “propaganda eleitoral“, esse rótulo só pode ser vinculado com o CNPJ da campanha durante o período eleitoral.
Vinculação com a conta de anúncios
Neste momento é preciso vincular o rótulo com uma conta de anúncios. Após realizar a vinculação, será possível fazer a marcação da categoria de anúncios especiais e assim conseguir fazer seus impulsionamentos.
Caso ainda tenha seus anúncios rejeitados, refaça todas as etapas, pois alguma coisa está errada.
Impulsionamento para políticos e candidatos
A prof. especialista em marketing político e digital Natália Mendonça explica como não ter os anúncios políticos recusados pelo Facebook.
Assista o vídeo e saiba como evitar essa situação.