campanha de vereador crowdfunding

Campanha de vereador 2020: como escolher uma ferramenta de doação eleitoral

Um dos principais pontos para uma campanha eleitoral vitoriosa ao cargo de vereador é a organização e o planejamento financeiro para sua campanha. É possível vencer uma campanha para vereador com a verba reduzida, mas sem dinheiro é praticamente impossível!

Assim como em 2018, candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito e vereador poderão contar com doação de pessoas físicas nas eleições de 2020. O TSE determinou que essas doações devem ser realizadas por ferramentas de doação eleitoral homologadas, a fim de garantir que alguns critérios mínimos sejam cumpridos. A homologação do TSE não é garantia de que a empresa seja confiável e que não tenha nenhum histórico de fraudes, por isso, fique atento!

Para este ano, o TSE já divulgou em seu site as ferramentas de doação homologadas e as que estão em processo de aprovação.

⚠ Antes de começar, um alerta: se você está pensando em receber doações em dinheiro, ou por qualquer outro meio que não sejam essas ferramentas de doação eleitoral homologadas pelo TSE, esqueça. A legislação não permite outras formas de receber recursos para sua campanha ⚠

Mas o ponto central deste artigo é lhe ajudar a escolher uma ferramenta de arrecadação e evitar dores de cabeça. Então vamos direto ao ponto!

Como funciona o autofinanciamento numa campanha para vereador?

A legislação eleitoral permite o financiamento de várias formas: na pré-campanha e durante a campanha. Na pré-campanha você pode encontrar no site do TSE(Tribunal Superior Eleitoral) empresas que são homologadas para realizar a arrecadação.

campanha para vereador arrecadação doação eleitoral

Encontrando uma empresa aprovada pelo TSE você poderá pedir doações para a sua campanha.

Critérios para a escolha da ferramenta de doação eleitoral

Antes de começar as ações de crowdfunding de sua campanha, recomendo que observe os seguintes aspectos:

  • Taxas: valor de setup, taxas sob o valor da doação e tarifa de transferências de valores para a conta de campanha;
  • Personalização: opções de ajustes de layout da página;
  • Pixels: a possibilidade de instalação de pixels em todos os passos da doação possibilita a criação de campanhas de remarketing para quem não concluiu o processo, além de conseguir acompanhar o retorno dos investimentos de suas campanhas de anúncios que incentivem as doações eleitorais.
  • API: É um diferencial quando as ferramentas de crowdfunding oferecem API para a criação de áreas de doação em plataformas como o WordPress.
  • Atendimento: é preciso fazer um teste sobre a velocidade do atendimento e a disponibilidade dos representantes das plataformas. Se o contato for ruim agora, imagine durante a campanha!
  • Integração com o SPCE: verifique se a empresa oferece facilidades para a exportação dos arquivos para a prestação de contas eleitoral.

Não se deixe levar por taxas mais baixas, avalie todos os pontos para garantir que ao invés de doações, você não acabe recebendo problemas.

Ferramentas de arrecadação homologadas pelo TSE para as eleições 2020

Até a data deste artigo, o Tribunal Superior Eleitoral possui as seguintes empresas em sua lista de homologadas:

AIXMOBIL SERVICOS E PARTICIPACOES LTDA http://aixmobil.com.br
APARECE BRASIL DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LTDA http://politicacoletiva.com.br
APPCIVICO CONSULTORIA LTDA http://votolegal.com.br/
CDB CONSULTORIA EM GESTAO EMPRESARIAL E TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA http://campanhadobem.com.br
CHRUN & PONTES LTDA https://euajudo.online
CONFIA BRASIL – PORTAL DE SERVICOS ONLINE LTDA https://confiabrasil.com.br/
DEMOCRATIZE TECNOLOGIA LTDA http://www.democratize.com.br
ELEGIS GESTAO ESTRATEGICA, CONSULTORIA E TECNOLOGIA LTDA http://www.elegis.com.br
ESSENT JUS CONTABILIDADE E CONSULTORIA LTDA http://www.essentjus.com.br
EVOE INTERMEDIACAO DE SERVICOS CULTURAIS LTDA http://democracia.evoe.cc
GENIAL IDEIAS E SOLUCOES LTDA https://politica.doacaolegal.com.br/
GOIA SERVICOS DIGITAIS https://www.apoia.org
INSTITUTO DARWIN – INSTITUTO DE APOIO A EVOLUCAO DA CIDADANIA http://www.doeoficial.org
MOUX – APLICATIVOS MOVEIS LTDA http://queroapoiar.com.br
SEJA FA EIRELI

O que os partidos podem fazer para ajudar o candidato a vereador?

Outra dúvida é se o partido pode dar dinheiro para a PF do candidato a vereador, também não pode. O que o partido pode colaborar na sua campanha para vereador é com materiais.

Os partidos podem colaborar com santinhos, colocar você dentro da propaganda em horário político, dispor de um carro de som e até uma equipe de distribuição de panfletos. Lembrando que isso não é obrigatório!

Eles também podem te ajudar com assessoria jurídica, com dinheiro não. O recomendado para uma disputa ao cargo de vereança é o autofinanciamento.

Como escolher a ferramenta de doação eleitoral para sua campanha para vereador?

Muitos pré-candidatos esperam que os partidos políticos façam o repasse de verbas dos fundos partidário e eleitoral, e acabam deixando de lado as ações de arrecadação, o que é um grande erro!

crowdfunding campanha para vereador

Candidatos ao cargo de vereador dificilmente receberá recursos do fundo partidário e eleitoral, por isso é muito importante que se organizem para conseguir se autofinanciarem para ter sucesso em sua campanha eleitoral.

consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino fala o que você precisa saber sobre financiamento de campanha para as eleições de 2020.

lista de transmissão para vereadores professor marcelo vitorino eu vereador



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *