Durante a pandemia que estamos enfrentando, muito candidato a vereador possui dúvidas sobre poder doar cestas básicas, álcool em gel e dar suporte para o povo que está com problema na pandemia. Afinal, pode ser feito esse tipo de doação e ajuda?
Existem candidatos a vereador que estão vendo a pandemia como uma oportunidade para criar uma boa imagem com a população.
Agora vai uma dica muito importante: o ano eleitoral requer muitos cuidados, principalmente em ações sociais.
A Justiça Eleitoral proíbe qualquer tipo de compra de voto. Algumas pessoas pensam que compra de voto é apenas quando um candidato a vereança paga para um eleitor votar nele.
Qualquer tipo de produto ou serviço que possua valor agregado é considerado compra de voto!
O que o candidato a vereador pode fazer para ajudar as pessoas na pandemia
A justificativa equivocada de alguns candidatos a vereança pode ser: “as pessoas estão numa pandemia, estão sofrendo.”
Mas você que saiu candidato a vereador não é mais apenas um cidadão comum. Sendo candidato a vereador você não pode efetuar a compra de voto de forma alguma. Caso o desejo de realizar as doações e ser uma pessoa solidária seja maior, recomendo não se eleger candidato a vereança nessa pandemia.
Os candidatos a vereança estão sob o olhar da Justiça Eleitoral, e pior, estão sendo vigiados por seus adversários. Então basta uma foto, um vídeo ou algo que comprove que o candidato a vereador está realizando uma ação social para que tenha sua campanha impugnada ou o mandato cassado futuramente.
É possível o candidato a vereador fazer uma ação social?
Se o candidato a vereador quer fazer uma ação social, ele deve fazê-la de forma que não seja pública.
Enquanto cidadão, ele pode ser solidário. A partir do momento que o candidato a vereador publica no Instagram, no Facebook ou até coloca o seu nome em frascos de álcool em gel. Nesse caso não é mais solidariedade, o candidato a vereança já está querendo criar uma imagem perante aos eleitores.
Muitos candidatos a vereador vão ter esse tipo de problema, não importa se é um pré-candidato ou um candidato em mandato. O recomendado é evitar problemas desnecessários durante sua campanha eleitoral.
Candidatos podem ajudar ONGs ou fazer ações sociais
O consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino fala o que você precisa saber sobre doações, ONGs e ações sociais durante a campanha eleitoral.
Quero uma csmpanha limpa e honesta.