Dicas para Vereador

Search
Como fazer pesquisa porta a porta?

Candidato a vereador: como fazer pesquisa porta a porta?

A pesquisa porta a porta é uma ferramenta valiosa para conhecer melhor o que o eleitor quer e para divulgar o nome do candidato. Candidatos que utilizam de forma estratégica na pré-campanha, aliando ao WhatsApp, por exemplo, possuem mais chances de converter votos no período eleitoral.

Candidato a vereador: Qual o objetivo da pesquisa porta a porta?

A pesquisa porta a porta têm três objetivos principais: 

  • Fazer com que os possíveis eleitores memorizem o nome do pré-candidato; 
  • Coletar leads e informações que ajudarão o candidato a criar conexões com os cidadãos;
  • Demonstrar que conhece bem os problemas da região, que se importa e sabe exatamente como solucioná-los.

Campanha de vereador: como fazer pesquisa porta a porta?

Esse tipo de pesquisa pode ser realizada em qualquer momento da sua candidatura, tanto na pré-campanha quanto na campanha. A estratégia por trás da pesquisa porta a porta é usá-la como uma forma de fixar o nome do pré-candidato ou candidato na cabeça das pessoas. 

Exemplos de perguntas: “Luís Fernando quer saber se a sua rua é asfaltada?”, “Luís Fernando quer saber como você avalia o transporte escolar da sua cidade?”, “Luís Fernando quer saber se seus filhos estão indo para escola regularmente?”, “Luís Fernando quer saber sua opinião sobre o saneamento básico na sua região”. 

Dessa maneira, repetindo o nome do candidato a cada pergunta feita, ao final da pesquisa, a pessoa já ficou com o nome em mente. 

Depois da pesquisa porta a porta ter sido realizada, o correto é organizar todos os dados e informações, para entrar em contato com o cidadão novamente. Desta vez, para conversar sobre as ideias para solucionar os problemas apresentados no bairro ou região. 

Lembre-se: para candidatos à vereança, é interessante organizar o cadastro de cada uma das pessoas e entrar em contato pelo WhatsApp, demonstrando que esteve na região daquela pessoa, que tem conhecimento dos problemas enfrentados e que está buscando soluções para os problemas locais.

O que um bom formulário de pesquisa porta a porta deve ter?

Para uma pesquisa porta a porta bem-sucedida, o ideal é treinar as equipes que farão essa ação, elaborar perguntas que sejam relevantes para a região, abordar o cidadão de forma adequada e respeitar aqueles que não estiverem dispostos a responder às perguntas. 

Para ajudar você, pré-candidato que vai participar de uma campanha eleitoral, a escola de marketing político Academia Vitorino e Mendonça desenvolveu um modelo de formulário de pesquisa porta a porta que pode ser baixado gratuitamente.

Baixe agora mesmo o formulário de pesquisa porta a porta e tenha acesso a um roteiro detalhado, separado por temas (saúde, transporte público, infraestrutura) e com as principais perguntas para fazer ao entrevistado. Após terminar a pesquisa, organize os dados coletados e mantenha o relacionamento com o eleitor.

🔗 Formulário de pesquisa porta a porta

Para você que quer saber mais sobre campanha de vereança, conheça o livro Seja Vereador.

Até mais! 😉



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *