A ideologia política é um dos fatores que os eleitores mais levam em consideração na hora de escolher em quem votar. Isso acontece porque o eleitor procura votar em alguém que pense como ele, que tenha os mesmos valores morais, as mesmas crenças e posicionamentos, principalmente diante de temas polêmicos. Então, se você está pensando na pré-campanha, preste bem atenção no conteúdo desse texto.
O eleitor espera que os posicionamentos do candidato a vereança sejam alinhados com o que ele pensa. E por isso é muito importante definir uma ideologia que será seguida do início ao fim da candidatura, escolhendo pautas e propostas que sejam coerentes com esse posicionamento ideológico.
O eleitor não tem o entendimento claro dos nomes das ideologias, como social, liberal e conservador. Na maioria das vezes ele se refere apenas a direita e esquerda, um conceito que está ultrapassado. Como pré-candidato a vereador, você precisa deixar claro se é mais social, mais conservador ou mais liberal.
Pré-candidato: Conheça quais são as ideologias políticas
O que um pré-candidato a vereador alinhado a Social-democracia defende?
Defende as liberdades civis; democracia representativa; proteção do Estado ao cidadão; segurança social; assistência social gratuita (saúde, educação, justiça e segurança). Algumas das bandeiras defendidas são: cotas para equilíbrio de desigualdade; programa de transferência de renda (bolsa família); tributação de grandes fortunas. O social-democrata, geralmente, é aquele que alguns eleitores costumam definir como sendo de esquerda.
O social-democrata prioriza projetos que ajudem o sustento e o desenvolvimento de uma população.
O que um pré-candidato a vereador alinhado ao conservadorismo defende?
Defende a concentração do poder; os valores morais e tradicionais; a preservação da ordem social e moral; os valores nacionalistas. O conservador defende, predominantemente, as questões de família, de valores, defende também que o Estado esteja muito presente na vida do cidadão, dizendo ao cidadão o que ele pode e o que não pode fazer. Defende também que as pautas de morais e de costume sejam mantidas como estão.
No Brasil, muitos chamam os conservadores de direita. As bandeiras defendidas são: volta da monarquia; proibição do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo; proibição do aborto em quaisquer casos; contra políticas migratórias.
O conservador defende que o Estado deve tutelar o cidadão.
O que um pré-candidato a vereador alinhado a ideologia Liberal defende?
Defende a liberdade do indivíduo; direitos individuais; igualdade perante a Lei; proteção à propriedade privada; livre comercio. As principais bandeiras defendidas são: limitação e redução de gastos públicos; Estado Mínimo (mínima interferência dos Governos na vida do cidadão); direito à posse de armas; fim das cotas; fim dos programas sociais e assistencialistas.
Para o Liberal, o Estado deve intervir o mínimo possível na vida do cidadão.
Não há um caminho certo, há a sua ideologia como pré-candidato a vereança. Muitas vezes, os eleitores adotam uma combinação de ideias de diferentes correntes políticas. Por isso, normalmente, dizemos que o eleitor tem uma tendência a uma corrente política. Definir a que parte do tripé ideológico você pertence é essencial.
Não definir a ideologia é um dos erros mais comuns. Saiba quais são os principais erros em campanhas para vereador e veja como evitá-los.
Confira mais conteúdos sobre campanhas para vereador no YouTube do professor Marcelo Vitorino.
este conteúdo me serviu.
grato.