como fazer campanha de vereador

Campanha para vereador: como fazer? Aprenda agora!

Uma campanha de vereador de sucesso requer tempo suficiente para atingir o maior número de pessoas quanto for possível, tudo muito estruturado e bem planejado, com ações de marketing e também muito contato pessoal com os eleitores.

Por isso, preparamos este material com 6 passos para a criação da sua campanha política, para que você possa dar o pontapé inicial o quanto antes. Veja como montar uma campanha de vereador de sucesso para concorrer a uma vaga na câmara de vereadores.

1. Monte uma equipe de campanha competente

Ninguém pode ganhar uma eleição sozinho. Por isso, antes de planejar a campanha de vereador em si, é preciso montar uma equipe de campanha competente para te ajudar com isso. Os marinheiros de primeira viagem que não possuem muitos recursos e não podem se dar ao luxo de contratar profissionais, devem apostar na família e amigos.

Com o tempo, principalmente nas ruas, através do contato pessoal, mas também na internet, você conhecerá pessoas alinhadas com o seu discurso e mais proativas, pessoas que você poderá convidar para trabalhar em sua campanha de vereador e, depois, quem sabe até ser um de seus assessores no mandato.

Saiba mais sobre como montar equipes para campanha de vereador com este vídeo do consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino:

2. Defina com clareza o público-alvo

Como já dissemos em outros artigos aqui do blog, a definição do público-alvo é muito importante. É somente através da clareza de quem é o seu eleitorado que você poderá estruturar sua campanha de vereador de forma que toque nas dores desse eleitores e ofereça soluções, conquistando os votos.

3. Faça pesquisas e identifique as principais causas

Eleição para vereador requer conhecimento sobre o público da sua cidade. Alguns pontos importantes que você precisa conhecer sobre as pessoas que você deseja trazer para a sua campanha política são a faixa etária, os problemas que essas pessoas enfrentam e os assuntos pelos quais mais se interessam e, principalmente, se já possuem um candidato a vereador para votar.

Caso a resposta a essa última pergunta seja positiva, você precisa conhecer bem as propostas deste concorrente, para poder preparar um plano de governo melhor e apresentar no se discurso de vereador.

4. Defina as estratégias de marketing

Dois pontos fundamentais da estratégia de marketing para campanha de vereador são a construção de uma boa imagem perante o eleitorado e uma forte presença nas redes sociais, que hoje é indispensável.

Para construir uma boa imagem é preciso ter linguagem, identidade visual e discurso adequados, bem como tratar causas específicas de um público-alvo específico. Quem não tem um norte, acaba chegando no lugar errado. É preciso que você tenha clareza de onde quer chegar e qual o caminho que sua campanha de verador deverá trilhar até lá.

5. Planeje suas ações nas ruas

O marketing pessoal e o contato direto com o povo leva a uma propaganda boca a boca, que sempre foi e sempre será a mais forte que existe. Portanto, além da presença online, que hoje em dia é indispensável para sua campanha de vereador, é preciso continuar indo às ruas.

Sua campanha eleitoral deve contar com a participação em eventos de mobilização, como fóruns de discussão e debate político, mas também deve ter ações próprias, como carreatas e comícios. Nessas ocasiões, lembre-se de estar com um bom discurso para vereador na ponta da língua.

6. Tenha e cumpra uma agenda de campanha

Para organizar tudo, é preciso criar uma agenda de campanha para saber exatamente onde e quando você deve estar. E mais do que planejar isso, é preciso cumprir. De tempos em tempos, você precisa revisar isso junto com sua equipe de campanha e, paralelamente, continuar realizando pesquisas, a fim de saber como está o progresso da sua campanha de vereador.

Quer saber como fazer tudo isso sozinho, se ajuda de profissionais de comunicação ou agências?

Agora que você já sabe o que precisa para fazer sua campanha de vereador, chegou a hora de conhecer o Eu Vereador, melhor curso para candidatos a vereador.

Nesse curso você encontrará explicações sobre o sistema político brasileiromodelos e exemplos 100% desenvolvidos para campanhas de vereador e muitos outros conteúdos essenciais para quem pretende ser candidato a vereador em 2020 e não conta com uma equipe de comunicação ou muitos recursos.

Ficou interessado?

Saiba tudo o Eu Vereador, e comece agora mesmo a pensar em sua campanha de forma profissional! Clique no banner abaixo:

eu vereador banner



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *