Manual da campanha de vereador - Como ganhar a eleição municipal 2020

Manual da campanha de vereador: Como ganhar a eleição?

Toda campanha de vereador precisa de uma série de fatores importantes para alcançar a vitória, como fazer um discurso de vereador alinhado com os interesses do eleitorado, o verdadeiro esforço em conhecer as dificuldades do povo e das regiões e a construção de uma imagem política que atinja exatamente o seu público. Por isso, um manual para campanha de vereador precisa unir esses fatores.

Este pequeno manual para campanha de vereador que vamos apresentar aqui é um resumo de um caminho necessário para ganhar eleição para vereador ou qualquer outro cargo político. Para ganhar uma cadeira na Câmara de vereadores, é preciso percorrer um longo caminho que envolve estratégia, eleitorado e recursos financeiros. Acompanhe.

1. Manual da campanha de vereador: uso de estratégia

Planejamento estratégico é essencial a qualquer empresa ou campanha de vereador. O que diferencia as campanhas eleitorais, é tempo investido em planejamento e execução de ações necessárias para mudar o cenário em que vivem. Ganhar uma eleição é mais trabalhoso do que se possa imaginar e, quem ignora as etapas da campanha política, acaba ficando para trás.

Estabelecer uma estratégia é a ação mais importante da campanha eleitoral. Para fazer isso, é preciso compreender que existem dois momentos distintos: pré-campanha e campanha. É na pré-campanha que a estratégia será montada.

Estudos mostram que todos os candidatos a vereador vitoriosos possuem 3 pontos em comum, que são a estratégia adequada ao público-alvo, a disciplina para cumpri-la e um calendário de pesquisa bem montado e executado.

2. Manual da campanha de vereador: conhecendo o eleitor

É sempre bom lembrar que os eleitores são os ativos mais importantes em qualquer campanha eleitoral. São eles que votam, portanto são eles que decidem quem serão os candidatos a vereador eleitos. Por isso, são o ponto-chave de qualquer campanha política.

É preciso entender suas necessidades e, mais do que isso, conhecer o seu grau de participação na política, saber suas opiniões, entender se desejam que um candidato a vereador siga pelo caminho estabelecido até agora ou rompa completamente, traçando novos rumos. Assim será possível traçar uma estratégia de campanha para vereador adequada e criar um discurso alinhado com os anseios desses eleitores, para angariar votos nas eleições municipais de 2020.

Toda a estrutura da campanha eleitoral, bem como a imagem do candidato a vereador, serão definidos com base nos interesses do eleitorado e, fazendo pesquisas regularmente, tudo vai sendo adaptado ao longo do caminho, para que se consiga atingir cada vez mais pessoas nas ações de campanha para vereador.

3. Manual da campanha de vereador: financiamento de campanha

Cometer erros é normal e em uma campanha política não é diferente. Porém, nas eleições para vereador encontramos, em sua maioria, cidadãos iniciando a vida pública e sem muito apoio e recursos financeiros. Por isso, cometer um erro e alocar recursos em uma ação falha pode significar a derrota e a necessidade de aguardar mais 4 anos por uma nova oportunidade de concorrer ao cargo de vereador.

Por isso, são dois pontos importantes para uma campanha de vereador de sucesso: arrecadar o máximo possível e gastar sem cometer erros. Quanto à arrecadação, é importante saber quais fontes de recursos estão disponíveis para sua campanha de vereador, como recursos próprios, fundo eleitoral, fundo partidário e pessoas que possam dar apoio ao seu projeto.

Já quanto aos gastos, é preciso gastar apenas com o que traga mais votos. Toda ação precisa ser estudada e o dinheiro precisa suprir as necessidades prioritárias, sempre pensando em quais ações proporcionam um maior ganho no número de eleitores para sua campanha eleitoral.

Lembre-se também de ter reserva financeira, pois a campanha é imprevisível, a agenda é imprevisível. Se você ficar sabendo de um evento em que estarão vários candidatos e não puder comparecer por falta de recursos, muito provavelmente estará fora do pleito.

Confira o vídeo do consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino sobre quanto custa uma campanha de vereador:

Agora que você já sabe as áreas mais importantes para sua campanha de vereador, chegou a hora de aprofundar um pouco mais seus conhecimentos e deixar sua campanha eleitoral ainda mais profissional.

O curso Eu Vereador  pode te ajudar em sua caminhada até as eleições, pois foi especialmente desenvolvido para quem precisa estruturar uma campanha de vereador e busca por materiais diretos, cheio de modelos e exemplos de conteúdos e narrativas envolventes.

Com o Eu Vereador você terá noções básicas sobre o sistema político brasileiro, o comportamento do eleitor, legislação eleitoral, além aprender a lógica por trás da construção de conteúdos que criam empatia e sensibilizam eleitores. Comece agora mesmo a profissionalizar sua campanha de vereador!

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *