A pré-campanha é uma fase de extrema importância para quem está concorrendo ao cargo de vereador. Nesse período, os candidatos têm a oportunidade de se apresentar aos cidadãos, construir conexões com eles e gerar empatia.
Lembrando que, antigamente, não existia pré-campanha. Só se falava de política nos três meses que antecediam a eleição. Para candidatos a vereança, que quase não possuem tempo de propaganda em rádio ou televisão, a pré-campanha se torna ainda mais importante.
Pré-candidato a vereador: o que fazer durante a pré-campanha
Quem entra na disputa para o cargo de vereador, já sabe que a concorrência é alta. Em alguns casos, são 7 candidatos disputando por uma vaga. Em vista disso, quem sai na frente nessa corrida, aumenta suas chances de vitória nas urnas.
A pré-campanha é o período ideal para o candidato a vereador mostrar sua história de vida, convencer as pessoas que ele é uma boa opção para o cargo, que conhece bem sua região, os problemas que a população enfrenta e sabe como solucioná-los.
Use a pré-campanha para:
- Criar ou consolidar sua reputação, mas sem pedir votos ou declarar que será candidato, esse não é o momento;
- Construir relacionamento com os cidadãos, mostre que você conhece a realidade deles e demonstre empatia pelos problemas que enfrentam;
- Testar conteúdos nas redes sociais, no WhatsApp, YouTube e avaliar o que funciona para conquistar a atenção do eleitor;
- Estreitar laços com o seu eleitorado, com interações presenciais, para as pessoas conhecerem quem você é, seu posicionamento, como você pensa.
DICA: Na pré-campanha, não é momento para falar de política, de eleição ou candidatura. As pessoas geralmente não gostam de assuntos relacionados a esses temas, e você acabaria sendo visto negativamente.
Pré-campanha de vereador: uma boa oportunidade para criar banco de dados
O maior ativo de uma campanha eleitoral é o tempo. Durante a pré-campanha, quando bem organizada e com objetivos bem definidos, você tem tempo para fazer tudo aquilo que precisa e se destacar na corrida eleitoral.
Na pré-campanha, você tem condições de ampliar sua reputação e construir uma boa base de dados, para manter proximidade e construir relacionamento com o seu eleitor.
Você pode fazer isso em reuniões, encontros ou eventos na sua cidade, aproveite essa oportunidade para conseguir o nome e contato das pessoas. Outra opção é criar uma lista de transmissão, para falar de temas relevantes para o seu eleitor e mostrar sua opinião ou ideia de como solucionar um problema geral do bairro ou de determinado local.
Você pode fazer também uma campanha de mobilização, por meio de abaixo-assinado virtual, assim você pode pedir informações básicas das pessoas, como o nome, telefone ou e-mail.
IMPORTANTE: Ao estabelecer um contato direto com o seu eleitor, não fique falando de assuntos sem importância para ele. Busque falar de temas que fazem sentido, que prendem sua atenção e demonstram que você sabe as dificuldades que ele enfrenta.
Agora que você já sabe a importância da pré-campanha e como ela é útil para pré-candidatos a vereador, assista um vídeo do professor e consultor de marketing político, Marcelo Vitorino, onde ele ensina como você pode trabalhar a sua pré-campanha e ter bons resultados nesse processo.