Quanto um candidato a vereador ganha para fazer sua campanha eleições 2020

Quanto um candidato a vereador ganha para fazer sua campanha?

Vai se candidatar a cargo de vereador e quer saber mais sobre os valores que irá receber para fazer sua campanha eleitoral ou se receberá alguma ajuda de custo para a campanha de vereador? Antes de decidir pela sua candidatura é importante que saiba um pouco mais sobre quanto um candidato a vereador ganha para sua campanha.
As respostas não são simples, afinal, são muitas as variáveis quando o assunto são os custos de uma campanha de vereador, principalmente as que envolvem os fundos eleitoral e partidário.
Primeiramente você precisa compreender o que o fundo eleitoral e o fundo partidário têm a ver com sua campanha de vereador, o que são esses recursos e como eles chegarão até você. Vamos lá?

Como funciona o Fundo Eleitoral para campanhas de vereador

O fundo eleitoral é definido pela Câmara dos Deputados que, para as eleições de 2020, liberou um total de R$ 2 bilhões. Este recurso é distribuído baseado em quatro regras diferentes:

  1. De acordo com o número de deputados eleitos;
  2. Aos partidos que elegeram ao menos um deputado;
  3. De acordo com o número de senadores eleitos;
  4. Divisão de forma igualitária entre todos os partidos registrados no TSE.

Confira os percentuais que serão destinados com base nesses critérios:

Distribuição do fundo eleitoral para campanha de vereador

Ou seja, a verba que o seu partido receberá depende de alguns critérios e, a distribuição desses recursos entre os candidatos a vereador é definida pelo presidente estadual do partido, que provavelmente, terá que direcionar mais verbas para as campanhas majoritárias após o fim das coligações proporcionais.

E a sua campanha de vereador? 

Bem, é possível que uma pequena parte desse recurso chegue até você, mão não dá para ficar esperando, é preciso saber o que fazer durante a campanha eleitoral e começar agora!

Fundo partidário x Campanha de vereador: quanto cada vereador receberá

Em resumo, fundo partidário é um valor destinado mensalmente aos partidos para o custeio de despesas básicas. Ele é composto pela junção de verba pública e doações privadas, e sua distribuição é feita observando duas regras:

  1. 5% do valor total é distribuído igualmente entre os partidos;
  2. 95% são entregues de acordo com a proporção de votos obtidos na última eleição para a Câmara dos Deputados.

Distribuição fundo partidário campanha de vereador eleições 2020

Novamente, o desempenho do seu partido nas eleições de 2018 impactará diretamente a verba para sua campanha de vereador.

E como conseguir recursos para financiar sua campanha eleitoral? Busque a ajuda de apoiadores!

Doação para campanha de vereador

Desde as eleições de 2018, candidatos e partidos podem fazer as famosas “vaquinhas virtuais” para arrecadação de recursos para campanhas. Com a evolução desse processo, muitas empresas especializadas já oferecem este serviço de forma simplificada.

Um ponto importante sobre esses fornecedores, é que eles devem ser homologados pelo TSE, por isso é importante levar isso em consideração antes de contratar qualquer serviço dessa natureza.

Você pode estar se perguntando por onde começar sua campanha de arrecadação para sua campanha de vereador, e a resposta é simples: pelos mais próximos.

Faça uma lista de apoiadores, amigos e familiares que poderiam contribuir com seu projeto e, ao mesmo tempo, utilize seus canais para divulgar a campanha de doação, lembrando sempre de construir uma narrativa consistente, que faça com que o seu público queira fazer parte da sua caminhada.

Candidato a vereador recebe ajuda de custo?

A resposta é não.

Foi-se o tempo em que candidaturas eram lucrativas para candidatos. Houve uma época em que era comum encontrarmos candidatos “de carreira”, que não tinham uma grande expressão eleitoral mas, a cada dois anos se candidatavam para alguma vaga.

Hoje, participar de uma campanha de vereador demanda tempo, investimentos e muita dedicação por parte dos candidatos. E sem nenhuma ajuda de custo para a campanha eleitoral.

Quanto um vereador recebe para fazer campanha eleitoral

Como você pôde conferir ao longo desse texto, são muitas as variáveis que irão influenciar no valor que cada vereador irá receber para fazer sua campanha. Por vezes, os partidos oferecem a confecção de materiais e contratação de serviços, ou, dependendo do porte de sua candidatura, os valores repassados pela sigla não ajudarão em absolutamente nada. Os custos de uma campanha de vereador  geralmente acabam ficando por conta do próprio candidato.

Por isso, é importante que você comece agora mesmo a trabalhar a construção de sua reputação junto ao seu público de interesse para que, quando chegar o momento da campanha, você possa contar mais com a ajuda de multiplicadores do que com recursos incertos.

Precisa de ajuda para conseguir desenvolver conteúdos envolventes para sua campanha? 

Conheça o Eu Vereador, é o melhor curso para candidatos a vereador, pois foi criado para candidatos que não terão ajuda de grandes equipes ou de agências de comunicação. Sem fórmulas mágicas, você encontrará materiais objetivos recheados de exemplos práticos, tudo pronto para ser adaptado para as suas necessidades.

Saiba mais sobre o curso:

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Vitorino

Professor de comunicação e marketing digital no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, sócio da Presença Online e na Vitorino e Mendonça, consultoria de marketing político. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

Posts recentes
Categorias