Uma das maiores dúvidas para campanhas de vereador é saber como conquistar o seu eleitorado. Qual a melhor forma: por segmento ou por região? Precisamos lembrar como os eleitores definem o seu candidato a vereador: Os eleitores costumam definir seu voto com base no candidato que ele se identifica e que possa resolver os seus problemas.
Candidatos a vereador são normalmente eleitos por segmento ou região?
Os candidatos a vereador são normalmente eleitos por região, raramente por segmento. A característica de vereadores é uma representação regional, já a representação setorial é característica da Câmara dos Deputados.
Enquanto deputados costumam abraçar pautas setoriais como segurança pública, saúde e educação. Os vereadores costumam aderir causas do município e principalmente de um determinado bairro.
Uma campanha de vereador setorial é apenas indicada se você possui uma candidatura muito forte e com um bom número de pessoas para te eleger por conta de um segmento. E muito importante, isso se não tiver um concorrente de mesmo setor.
Caso contrário, recomendo uma campanha de vereador regional, rua a rua, porta a porta.
Um candidato a vereador não precisa de votos da cidade toda
Um dos erros mais comuns entre os candidatos a vereador é querer fazer sua campanha eleitoral em uma macrorregião, querendo voto na cidade toda. Isso torna a campanha eleitoral mais cara, além do candidato a vereador precisar cativar eleitores que ainda não o conhecem.
Você acha que tem uma base de eleitores forte na cidade toda? Nesse caso é aconselhado uma disputa a prefeito, não para vereador.
Qual a melhor estratégia para uma campanha eleitoral para um candidato a vereador?
A primeira coisa que um candidato a vereador precisa fazer é mapear seus familiares, amigos e conhecidos. Em seguida, escolha os bairros nos quais irá percorrer durante os 45 dias. É importante que sejam poucos bairros e que possua o maior número de eleitores que possam se cativar e se identificar com seu objetivo de campanha.
É muito melhor você escolher um bairro menor, onde pode realizar um porta a porta bem feito e com eleitores que já te conhecem, do que percorrer milhares de casas em um bairro onde não te conhecem e ter a possibilidade de converter apenas 100 votos.
Além disso, para intensificar a sua presença e reputação é possível fazer impulsionamentos com geolocalização para encontrar mais eleitores que se identifiquem com você. Foque e impulsione conteúdos apenas para região/bairro onde existem os potenciais eleitores que vão se identificar com suas ideias e vão votar em você.
Campanha de vereador 2024: por segmento ou região?
O consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino explica quais são as diferenças entre uma campanha eleitoral setorial e regional. Esclarece as dúvidas sobre qual é mais fácil para converter em votos e conquistar a candidatura ao cargo de vereador.